Seringueira - ACRE

Seringueira - ACRE

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eleições 2010

Senado

Situação engraçada na eleição para o senado.
A frente popular lança para o senado, casadinho Jorge Viana (PT) e Edivaldo Magalhães (PCdoB) e a oposição lança Sérgio Petecão (PMN) e João Correia (PMDB) – é... é isso mesmo, aquele que virou sucesso no YouTube, inclusive deu o ar da graça no Top Five tá, por cair no cacete com o jornalista Demóstenes Nascimento durante entrevista kkk Fiasco...
E assim foram definidos os casamentos!
Mas... o que deu errado, já que foi eleito um de cada lado? Jorge e Petecão.
Jorge Viana (PT), vence como o mais votado. O que era esperado e o que é, a meu ver, muito bom para o estado do Acre.
Petecão foi também eleito e isso era fato, só o PT não quis ver, resultado: “balsa” para Edivaldo Magalhães, que foi posto no colo pela frente popular como Geraldinho e outros, mas que dessa vez não colou. Desta forma Edvaldo não caiu nas graças do povo e na verdade há rumores de que muita, mas muuuuita gente que levanta bandeira pra frente popular não votou no cara - os motivos? Só você indo aos bastidores pra saber! (eu votei!). Uma ressalva, rumores não, FATO já que Edvaldo teve 81.787 votos de diferença de Jorge Viana. Isso demonstra claramente que o casamento da Frente para o senado não funcionou, muito menos o da oposição. Assim:
·        Edvaldo não agrada – (pecado do PT que poderia ter posto outra pessoa junto com Jorge, garanto que a política discutida nas ruas, nas universidades, nas mesas de bar, já havia cantado que teria divórcio aí).
·        João Correia só fez sucesso na mídia pelos socos e pontapés, nada mais, nem a greve de fome teve tanto destaque - (pecado da oposição que se atrapalhou indo com tanta sede ao pote que ao invés de estabelecer parceria, fez foi tombar nas próprias pernas, quando João Correia disse que o choro de Petecão era falso, por exemplo) – assinou atestado de derrota e alimentou a mídia com escândalo.
Sendo assim, a massa caiu nas graças do jogral Petecão e reconheceu o trabalho que Jorge fez pelo estado levando os dois a vitória.

Seq.
Nº Cand.
Nome Candidato
Partido / Coligação
Qtde. Votos
1
131
* JORGE VIANA
PT - PRB / PP / PDT / PT / PTB / PTN / PR / PSDC / PHS / PTC / PSB / PV / PRP / PC do B
205.593 (31,77%)
2
333
* PETECAO
PMN - PMDB / PSL / PSC / PPS / DEM / PMN / PSDB / PT do B
199.956 (30,90%)
3
651
EDVALDO MAGALHÃES
PC do B - PRB / PP / PDT / PT / PTB / PTN / PR / PSDC / PHS / PTC / PSB / PV / PRP / PC do B
123.806 (19,13%)
4
151
JOAO CORREIA
PMDB - PMDB / PSL / PSC / PPS / DEM / PMN / PSDB / PT do B
117.848 (18,21%)

Governo

Aqui no Acre deu Tião Viana (PT) para governo, o que no meu entendimento, assim como Jorge, é o melhor para o estado, sem pestanejar mais uma vez, mas teve um “porém”, a disputa foi pau a pau (4.497 votos de diferença apenas), o que... pelo que se percebe, não era muito esperado.
A campanha do PT no estado foi muito bonita, pois o partido tem o que mostrar de fato. Estou aqui há 10 anos e vi a transformação desta cidade, as oportunidades criadas e dadas ao povo e o quanto a vida da maioria da população melhorou através do trabalho que vem sendo realizado ao longo dos anos e garanto a você que não assisti isto sentada em restaurantes freqüentados pela elite, tomando capuchino e lendo coluna social. Vi a pobreza ao lado, as sacolas enfiadas nos pés por conta da falta de asfalto, a água levada em baldes na cabeça e o esgoto correndo por debaixo das casas por falta de infra-enstrutura... E é exatamente por isso que me pergunto - Por que motivo a oposição se mostrou tão expressiva? Já que Tião que não é Viana, mas é Bocalon e é tucano, esteve juntinho nos votos, recebendo apenas 4.497 votos a menos que o Tião da estrela. Os ataques baixos durante a campanha conseguiram manipular as pessoas de fato ou o povo está insatisfeito com o atual governo?
Eu me sinto muito satisfeita com o atual governo estadual, pois vejo de perto o trabalhado dos mesmos, o valor dado as pessoas e suas vidas, mas a pergunta certamente deve está como pulga atrás da orelha do PT Acre (assim como na minha). O que aconteceu que dificultou tanto essa vitória? Pois mesmo trabalhando bem parece que o governo terá que fazer ainda melhor e se tornar mais popular, caso contrário........


Presidência

Primeiro Turno
Marina Silva infelizmente não foi ao segundo turno, mas vejo os 19.636.359 votos como uma vitória, reflexo de um movimento que se move por vontade, que se mostrou, foi visto e se fez ouvir. Vejo nascer, como denominou Marina, “uma nova forma de fazer política” e me sinto feliz por isso, por agora sentir desejo de participar e compreender de fato a importância das decisões políticas para mim, para minha cidade, estado e país.
O verde que vi nas ruas de Rio Branco neste dia 3 de Outubro, o rosto de Marina estampado na face do João, da Ana, dos Silvas, Santos, Oliveiras e tantos outros por aqui e pelo país a fora, desenhava a expressão da fé, da alegria, do sonho, desejo de mudança e verdade.
Em conversa com Welliane Freitas (amiga e colaboradora) na fila da seção 028 descobrimos o senso comum: “esse é o voto mais feliz e seguro que já dei” - e posteriormente ouvimos o mesmo comentário de um comerciante local, ao comprar empadas doces rsrsrs. Isso foi inspirador.
Marina disse na imprensa: “Ainda que não tenhamos ido para o segundo turno, o Brasil tem a oportunidade de pensar duas vezes e quem sair desse processo, sairá fortalecido”. E Marina saiu fortalecida, assim como nós.
Não houve perda... só ganhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário